


SEMANA DAS CRIANÇAS.
No meu tempo de criança os meus irmãos me tratavam pelo um apelido familiar, de Bila, Eu era muito estimado pelos meus pais e também pelos meus irmãos, quando a minha mãe queria fazer uma nova criação de animais, colocava no meu nome, por ser uma criança com sucesso com os animais domésticos, como exemplos: Gato, Cachorro, pássaros, bovino, suíno cabrito e outros mais.
Nossa família nasceu com a crença religiosa. A lei cristã, nossos nomes são derivados de santos católicos: São Francisco, (o nome de Francisco para o irmão mais velho), depois, Antonio, José, Sebastião, Pedro, Luis, João, as mulheres quase todas receberam o nome de Maria, Um Severina e a outra de Margarida. Os pais desta família: Manoel e Maria. Foram dezessetes filhos: dez homens e sete mulheres.
Na minha infância lembro muito bem os nossos brinquedos, que era feito com as nossas próprias mãos: cavala de pau, carrinho feito de lata de óleo o de sardinha, pedaços de madeiras ou pedras, as casinhas de brinquedos eram todas improvisadas feitas de palhas de coqueiros o de uma planta chamada de gravatas. Nossa praia era um rio que era conhecido como Curimataú, que passava junto a nossa casa, (só tinha águas nos tempos de chuvas.) Onde era a nossa moradia na fazendo com o mesmo nome do rio. Propriedade do Senhor Joaquim Cabral de Melo.
Como é de costume os filhos, são tratados pelos seus apelidos, dado uns aos outros, como exemplos: Francisco, conhecido pelo seu apelido de Sabará, três nomes foram batizado com o mesmo nome de José, depois ficaram conhecido pelos apelidos: Dê Zuca e Zito, Luis de Lucas, Margarida de Nida, Maria Edite, de Dita, Maria Das Dores de Doura, Sebastião de Bila atual (Brasilva).
Sebastião Matias da Silva/Brasilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário