terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 DE OUTUBRO NOSSA SENHORA APARECIDA




SEMANA DAS CRIANÇAS.
No meu tempo de criança os meus irmãos me tratavam pelo um apelido familiar, de Bila, Eu era muito estimado pelos meus pais e também pelos meus irmãos, quando a minha mãe queria fazer uma nova criação de animais, colocava no meu nome, por ser uma criança com sucesso com os animais domésticos, como exemplos: Gato, Cachorro, pássaros, bovino, suíno cabrito e outros mais.

Nossa família nasceu com a crença religiosa. A lei cristã, nossos nomes são derivados de santos católicos: São Francisco, (o nome de Francisco para o irmão mais velho), depois, Antonio, José, Sebastião, Pedro, Luis, João, as mulheres quase todas receberam o nome de Maria, Um Severina e a outra de Margarida. Os pais desta família: Manoel e Maria. Foram dezessetes filhos: dez homens e sete mulheres.

Na minha infância lembro muito bem os nossos brinquedos, que era feito com as nossas próprias mãos: cavala de pau, carrinho feito de lata de óleo o de sardinha, pedaços de madeiras ou pedras, as casinhas de brinquedos eram todas improvisadas feitas de palhas de coqueiros o de uma planta chamada de gravatas. Nossa praia era um rio que era conhecido como Curimataú, que passava junto a nossa casa, (só tinha águas nos tempos de chuvas.) Onde era a nossa moradia na fazendo com o mesmo nome do rio. Propriedade do Senhor Joaquim Cabral de Melo.

Como é de costume os filhos, são tratados pelos seus apelidos, dado uns aos outros, como exemplos: Francisco, conhecido pelo seu apelido de Sabará, três nomes foram batizado com o mesmo nome de José, depois ficaram conhecido pelos apelidos: Dê Zuca e Zito, Luis de Lucas, Margarida de Nida, Maria Edite, de Dita, Maria Das Dores de Doura, Sebastião de Bila atual (Brasilva).

Sebastião Matias da Silva/Brasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário