segunda-feira, 25 de maio de 2009

QUEM FEZ CEM ANOS EM 2008?

Casas Pernambucanas – Arthur Lundgren Tecido S.A. São Paulo, Cem anos de tradição no comercio e na indústria, há cinqüenta anos que conheço esta empresa, da fábrica de tecido Rio Tinto – em uma cidade de operários próximos ao litoral paraibano (Praia baia de traição), Cidade Rio Tinto, Estado da Paraíba. E também com uma filial no Estado de Pernambuco, na cidade de Recife, bairro de Paulista,

Nesta época a urbanização da cidade muito bonita com suas ruas com os mesmos estilos de casa com tijolos avistas, dependia também da rua. As maiorias delas eram calçadas com pedras tijolinhos. A Igreja matriz de tijolo avista, Rua da Mangueira a principal da cidade, com o Hotel Rio Tinto. Até a década de sessenta pertencia ao manicípio de Mamanguape, e depois passou a ter manicipio próprio.

O trenzinho que ia da fabrica ao porto, para o transporte dos produtos industrializados e o transportes de madeiras (Eucalipcitos) para as caldeiras da fabrica fazer com que as maquinas fucionacem as tecelegem quasem artesanais. Foi nesta época que eu conheci: cinema, Iluminação eletrica, Rádio, praia e locomotiva. Número de operarios, mais de dez mil, dividido em três turnos, reverzando de oito em oito horas de trabalhos, todos moravam nas casas estebelecida pela empresa.
O Kasato Maru aporta em Santos trazendo a 1ª leva de imigrantes japoneses: 168 famílias, num total de 781 pessoas.

Engenharia Arquiteto, Oscar Niemeyer. Projetista da capital federal “Brasília”.

Lançamento da REVISTA CARETA, festa da exposição Nacional, no Rio de Janeiro com a colaboração dos Estados de São Paulo, Minas, com Stand da Fábrica de Tecido Bangu.

Catulo da Paixão Cearense – Cantor e compositor de modinhas populares dão audição, no Rio de Janeiro no Instituto Nacional.

Morre Machado de Assis, que pouco antes publicara Memorial de Ayres, seu testamento estético, (1838-1908).

Darcy Gonçalves, No cinema, no teatro e em novela de televisão, grande propagandista com seu humor e piadas que enchiam de alegrias as pessoas, cem anos de convivência com seu público.

Dia 26 de julho de 1908. O Parque Antarctica comportava uma multidão fora do comum. Gente que, pela quantia de 2000 reis, assistia, aguardava e torcia pelo vencedor do circuito de Itapecerica, a primeira corrida automobilística realizada em São Paulo, Primeira, aliás, no Brasil e na América do Sul.
Em 1908 havia sido criado o Automóvel Clube de São Paulo, para estimular o automobilismo e possibilitar troca de informações entre os sócios. Na mesma época, criou-se no Rio o Automóvel Clube do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário